VIII conferência Municipal de Olho d’Água das flores

No dia 09 de fevereiro , na escola Padre Antonio Duarte, foi realizada a VIII conferência Municipal de Olho d’Água das flores, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia” , e contou com 200 participantes , sendo 70 delegados.

A conferencia enquanto instância colegiada acontece a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde em Olho d´ Água das Flores. Ela é um fórum legítimo de discussão que visa mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito de todos, todas e todes, além de fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade.

Para abertura estavam presentes Exmaº vereadora presidente da câmara Jozelia Cavalcante, a Senhora secretária de saúde Isabelle Vasconcelos dos Anjos , o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Nildson Andrade, o senhor George Leite Rocha na condição de Palestrante, além de outras autoridades.

Após a palestra magna proferida pelo palestrante, foram realizados 4 grupos trabalhos onde foi possível refletir sobre os desafios e as perspectivas acumuladas no âmbito do controle social, com os seguintes temas:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Por fim, foram votadas as propostas que saíram dos grupos por toda a plenária e escolhidos os delegados que irão representar o município na conferência estadual em maio, sendo dois representantes dos usuários, um representante dos trabalhadores e uma representante da gestão. Após eleição dos delegados, a VIII conferência foi encerrada e considerada muito exitosa e produtiva.